O Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia já recebeu inúmeras inscrições de residentes e médicos em especialização que querem se destacar e receber um reconhecimento logo no início da carreira. E se você pensou que não poderia mais participar, a comissão organizadora traz boas notícias: as inscrições terminam no dia 31 de agosto de 2021 mas ainda dá tempo de fazer o seu projeto!
Calma! Apesar de estarmos no último mês de inscrições, você não precisa se desesperar. Dentre todos os tipos de pesquisa aceitos, segundo o regulamento do Prêmio, existem dois deles que ainda dá para ser produzidos neste curto espaço de tempo.
Então, se você ainda quer ter a chance de competir em uma das três trilhas do prêmio, veja abaixo quais tipos de pesquisa são mais rápidos para você desenvolver. Lembrando que todos os demais tipos, caso prefira, também podem ser inscritos.
Leia também: Referência bibliográfica: onde buscar e como utilizá-la no seu artigo científico
Relato de caso
Um dos tipos de pesquisa científica que você pode produzir mais rapidamente para se inscrever no Prêmio União Química é o Relato de Caso. Este modelo de pesquisa é muito utilizado em congressos científicos e é considerado uma fonte importante de informações para fornecer subsídios para pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto. Muitos estudos que foram responsáveis por grandes descobertas da medicina se originaram de um relato de caso.
O relato de caso nada mais é do que o levantamento de informações de um paciente, com o objetivo de documentar o resultado obtido por uma determinada conduta médica aplicada. Geralmente, é utilizado em pacientes que passam por um diagnóstico de doença rara, tratamento pioneiro ou que obtiveram um resultado totalmente fora do comum.
Para produzir um relato de caso você precisa descrever a situação do paciente, bem como a técnica utilizada para resolução de um problema que envolvia o tratamento dele e abrir uma discussão sobre o resultado obtido.
Leia também: Participação em pesquisa científica: Relato de um anestesiologista
Revisão de Estudos
A revisão de estudos pode ser aplicada de três maneiras diferentes:
• Revisão sistemática: estilo de pesquisa científica que reúne estudos parecidos, com o objetivo de avaliar e comprovar seus métodos, e apresentar um resultado conclusivo a respeito do tema. Para executá-la, você precisa ter um estudo primário que seja a base da sua revisão.
• Revisão narrativa: ao contrário da sistemática, a narrativa é uma publicação ampla, que não informa a metodologia utilizada para buscar referências e nem os critérios de avaliação do trabalho.
• Revisão integrativa: a abordagem da revisão integrativa é considerada mais completa, pois, você pode utilizar estudos experimentais ou não experimentais, bem como definir alguns tipos de conceitos, revisar teorias, evidenciar e analisar dificuldades metodológicas.
E o melhor: tanto o relato de caso como a revisão dos estudos não precisam passar pela aprovação do comitê de ética, apenas pela sua instituição de ensino. E com isso você economiza tempo.
Leia também: 3 motivos para se inscrever no Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia
Corra e faça sua inscrição!
Agora que você já conhece os dois tipos de pesquisa científica que possibilitam você produzir a tempo o seu estudo, nesse último mês de inscrições do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia, é só começar a fazer agora! Você ainda pode convidar colegas para serem coautores e o trabalho ser mais produtivo, dividindo as tarefas e tendo uma equipe para trocar ideias para desenvolver e concluir o projeto.
Acesse o regulamento do Prêmio, escolha uma das três trilhas que envolvem o tema medicina perioperatória e dedique estes próximos dias à sua pesquisa. Depois, faça sua inscrição no site e boa sorte!