Não é novidade para ninguém que para embarcar para os Estados Unidos, o visto americano é necessário, aos brasileiros. Mas o que é novo para os viajantes brasileiros é o fato de que a partir de janeiro de 2024, a Europa também irá exigir uma autorização de entrada. E se você é um daqueles que está confiante de que o seu trabalho é um forte candidato para ser um dos ganhadores do Prêmio, então, esse artigo é para você!
O vencedor da Categoria 2 “Pesquisa concluída” receberá apoio para participar do ASA 2024, congresso que será realizado na Filadélfia, nos Estados Unidos. Ou seja, o visto americano será necessário. Para o segundo lugar dessa mesma Categoria 2, o apoio será para a participação do Euroanaesthesia, que será realizado em Munique, Alemanha, também em 2024. Então, você também vai precisar da nova autorização de entrada na Europa.
Como tirar o visto americano?
O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher um formulário no site da Embaixada, chamado “DS-160”. Essa ficha precisa ser completada de forma online e fica neste endereço: ceac.state.gov/GenNIV. O preenchimento deve ser feito em inglês.
Depois dessa etapa superada, chegou a hora de pagar a taxa e realizar o agendamento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). No dia do agendamento, compareça no local agendado para que a entrevista e a coleta de mais algumas informações sejam realizadas. Se aprovado, o seu visto poderá ser retirado no consulado ou recebido em sua casa, com pagamento dos custos de envio.
Neste link, você irá encontrar um passo a passo detalhado sobre cada uma dessas etapas acima mencionadas.
Atenção aos prazos: hoje o prazo de agendamento médio para novos vistos pode variar entre 4 e 8 meses, dependendo da cidade. Esse prazo pode ser reduzido se você acessar o link de agendamento diariamente, algumas vagas costumam ser liberadas na agenda em virtude de eventuais desistências.
Como faço para renovar o visto americano?
É possível renovar o visto americano até um ano (12 meses) antes do seu vencimento, ou até 48 meses após vencido. Após esse prazo, será necessária a solicitação de um novo visto, com a realização da entrevista.
O pedido é feito pela internet, aqui neste link. Mas a entrega dos documentos para a renovação deverá ser feita presencialmente em um dos CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) disponíveis nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre ou Recife.
Como faço para obter a autorização de entrada na Europa – ETIAS?
A sigla ETIAS corresponde ao Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, em português. Ela vem dos termos European Travel Information Authorization System, do original em inglês.
Essa é uma grande novidade para a entrada em 33 países que exigirão a autorização a partir de 2024. No entanto, a autorização não será obrigatória ao longo do primeiro ano de vigência do sistema. O viajante receberá informações sobre o ETIAS quando for à Europa pela primeira vez após a implementação. Porém, numa segunda viagem, a exigência já estará valendo.
O site para a solicitação da autorização ainda não estava disponível no momento desta publicação e neste link você poderá conhecer todos os detalhes dessa novidade.
E o passaporte?
Ainda é fundamental que os participantes estejam atentos à necessidade de estar com o passaporte válido até a data de retorno ao Brasil. Aqui você poderá dar andamento à sua solicitação online para obter o documento ou renová-lo.
Com todas essas informações, agora é só finalizar a sua inscrição na 3ª edição do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia, providenciar os documentos e arrumar as malas!