A atualização médica é mandatória para médicos de qualquer especialidade pois, cada vez mais, a ciência evolui rapidamente e novos medicamentos e técnicas surgem para compor estratégias de tratamento dos mais variados tipos de doenças. Mas como e por que o anestesiologista precisa se atualizar tão constantemente?
Neste artigo, você poderá conhecer alguns métodos e canais para atualização médica que podem contribuir para o crescimento de todo profissional, esteja ele em formação ou não.
A evolução da anestesiologia
Historicamente, a anestesiologia é uma especialidade que passou por inúmeras transformações dentro da medicina e acompanhou a evolução da ciência, na medida em que novas descobertas foram realizadas.
Muitos procedimentos cirúrgicos só são possíveis de ser realizados graças à evolução na atualização médica da analgesia e anestesia. Existem registros históricos que retratam as inúmeras experiências realizadas com o intuito de eliminar ou reduzir a dor do paciente durante um procedimento cirúrgico – algumas delas popularmente conhecidas, como a acupuntura (da medicina chinesa) ou até mesmo o uso de álcool para embriagar o paciente.
A sociedade antiga teve grande responsabilidade na evolução da anestesiologia. A morfina, descoberta em meados do século 19, revolucionou a analgesia e permitiu que o campo da anestesia fosse cada vez mais explorado. Esse exemplo reforça o quão importante é a atualização médica para os profissionais de hoje, que serão os responsáveis pelas grandes descobertas da medicina do amanhã.
2 formas de atualização médica na anestesiologia
Para ajudá-lo a ser um profissional atualizado e contribuir com o seu desenvolvimento, foram selecionados alguns canais e métodos de estudo que podem fazer a diferença na sua prática diária:
Simpósios, workshops e congressos
Anualmente, entidades vinculadas à anestesiologia promovem uma agenda de eventos presenciais e online, a fim de incentivar a atualização médica dos especialistas. São simpósios, workshops, congressos regionais, nacionais e até mesmo internacionais que contribuem com o aprendizado do profissional de medicina.
Estes eventos são grandes oportunidades de conhecer novas técnicas de anestesia, realizar networking, trocar experiências com outros profissionais e de expor os seus projetos científicos para a comunidade médica.
Você pode acompanhar a agenda de eventos organizados por importantes sociedades, entre elas:
• SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia)
• SAESP (Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo)
• SAERJ (Sociedade de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro)
Academia SBA e Brazilian Journal of Anesthesiology
A Sociedade Brasileira de Anestesiologia possui uma iniciativa bastante interessante: a Academia SBA – um portal online que disponibiliza aos seus associados e não associados uma seleção de materiais educativos, que variam entre videoaulas, e-books, tutoriais de anestesia, biblioteca de artigos científicos e cursos de aprimoramento de técnicas, como o SAVA (Suporte Avançado de Vida em Anestesia) – ou seja, uma ampla gama de opções para sua atualização profissional.
A SBA também disponibiliza o Brazilian Journal of Anesthesiology (BJAN), uma publicação que reúne novidades e estudos científicos, com o intuito de comunicar ao mundo os feitos da anestesiologia brasileira.
Motivos para não parar de estudar
Acompanhar o desenvolvimento de novas técnicas anestésicas é garantir que o seu desempenho como profissional da saúde esteja sempre alinhado com o que há de mais novo. E você estará apto para pôr em prática novas estratégias de anestesia adequadas à necessidade de cada paciente.
Investir na sua atualização científica pode te trazer destaque na comunidade médica nacional e até internacional e proporcionar oportunidades na sua carreira. Para tanto, é necessário estar empenhado na educação médica continuada, na produção científica de qualidade, na participação em pesquisas e, desse modo, também contribuir constantemente com o crescimento da anestesiologia no Brasil.