Escrever um artigo científico é um desafio e tanto. Quando o tema é da área em que se atua tudo pode ficar mais fácil. Contudo, para produzir um artigo com qualidade, é preciso planejamento, organização e método.
Medicina perioperatória é o que define a especialização do anestesiologista, que além do manejo da anestesia, é quem cuida do paciente durante e após a cirurgia; é o especialista em cuidados perioperatórios, medicina intensiva e manuseio da dor.
Medicina perioperatória é o tema central do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia para residentes e médicos em especialização e, neste artigo, você poderá aprender como montar um checklist para iniciar o seu projeto científico.
Então, prepare o seu modelo de organização e comece a pensar sobre os principais pontos do seu projeto:
Passo 1: Para produzir seu artigo científico reúna um referencial teórico
O primeiro passo para construir o seu artigo científico é ter uma referência na literatura que possa trazer um embasamento consistente para a criação do seu objeto de pesquisa.
Você pode recorrer a publicações clássicas, escritas por médicos anestesiologistas que são referências na especialidade, sejam eles brasileiros ou não. Esses papers clássicos geralmente são atemporais, nunca perdem seu valor e oferecem um conhecimento ímpar a médicos de várias gerações.
Separamos alguns links de boas fontes de pesquisas como revistas indexadas e sites de busca de estudos que possuem credibilidade reconhecida nacional e internacionalmente.
- Brazilian Journal of Anesthesiology
- Anesthesiology (American Society of Anesthesiologists)
- European Journal of Anaesthesiology
- Anesthesia & Analgesia
- World Federation of Societies of Anaesthesiologists (WFSA) virtual library
- Anaesthesia and Intensive Care Medicine
- Intensive Care Medicine
- Critical Care Medicine
- The New Englad Journal of Medicine
- The Lancet
- JAMA
- Nature
- Scielo
- Pubmed
- Lilacs
A medicina se renova por meio do desenvolvimento das pesquisas e os novos artigos científicos surgem para demonstrar os achados importantes que elas revelam. E isso também acontece na Anestesiologia. Então, não deixe de considerar os autores/equipes de serviços de centros de referência que agregaram conhecimento científico à Anestesiologia nos últimos cinco anos, por exemplo.
Para você acompanhar alguns dos relevantes centros nacionais, mais atuantes na produção científica em Anestesiologia, podemos citar, entre outros, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mas existem muitos outros e toda região tem os seus centros de referência, busque saber quais são os mais próximos da sua cidade. Neles, inclusive, você poderá até participar de grupos de estudo.
E para focar mais o seu trabalho em todas essas fontes de referências, consulte o que há de mais relevante nos registros de casos que têm relação direta com o objeto da sua pesquisa.
Passo 2: Desenvolva seu pré-projeto
Agora é a hora de definir o tema do seu objeto de estudo e, a partir dele, levantar os principais pontos que o seu artigo científico irá comparar, mensurar e avaliar.
No pré-projeto ou introdução, o pesquisador deve mapear o objetivo da pesquisa, definindo sua real intenção com ela, e os objetivos específicos que devem ser alcançados na trilha escolhida, no caso do Prêmio União Química: utilização de fármacos, qualidade e segurança ou impactos em desfechos pós-operatórios.
Este passo te ajudará a determinar a relevância da sua pesquisa científica.
Passo 3: Defina a metodologia do seu artigo científico
Após reunir a bibliografia e definir o seu pré-projeto, será necessário escolher a metodologia do seu artigo científico, pontuar o tipo de pesquisa utilizado, bem como o método de abordagem e as técnicas utilizadas para o desenvolvimento e conclusão.
Existem diversos tipos de estudos que você pode lançar: ensaio clínico, revisão sistemática, metanálise, revisão narrativa, revisão integrativa, relato de caso e série de casos. Escolha o que melhor se adapta à sua pesquisa.
Passo 4: Estabeleça um cronograma e comece a produzir!
Nada melhor do que um cronograma para começar o seu artigo científico, não é mesmo? Por isso, organize um calendário com datas de início de cada etapa e prazos para executá-las, desde a coleta de dados até o desenvolvimento escrito do material.
O Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia já está com as inscrições abertas e você pode fazer a sua pré-inscrição mesmo que ainda não tenha um trabalho pronto. Assim você receberá conteúdos exclusivos para ajudar no desenvolvimento do seu projeto.