Ser um residente ou médico em especialização em anestesiologia requer dedicação aos estudos, foco no aperfeiçoamento técnico e conhecimento em diversos tipos de abordagens pré-operatórias, operatórias e pós-operatórias. E uma das maneiras de adquirir estes conhecimentos de uma forma rica e expandir o seu know-how é ter a oportunidade de ir a congressos científicos, seja em âmbito nacional ou internacional.
Este ano, os três primeiros colocados do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia receberão o apoio da União Química para irem aos três maiores congressos do mundo, da especialidade, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Desta forma, separamos 3 motivos pelos quais você precisa ir a um congresso de Anestesiologia ainda durante a residência ou especialização, confira:
1- Possibilidade de fazer networking
Você já imaginou a quantidade de profissionais de diversas nacionalidades que frequentam os congressos internacionais? A cada dia que passa as técnicas de anestesiologia se renovam e novos estudos são realizados para que os pacientes sintam cada vez menos dor e efeitos colaterais durante seus procedimentos, e nada melhor do que aprender com quem sabe do assunto.
A possibilidade de fazer networking durante um congresso científico é enorme, pois é o momento perfeito para conhecer palestrantes que você admira, profissionais renomados da especialidade, criar relacionamentos acadêmicos com médicos de outras nacionalidades e trocar experiências do dia a dia.
Para que o seu networking seja efetivo durante a ida ao congresso, lembre-se de levar um cartão de visitas, utilizar as redes sociais para adicionar novos contatos e ter uma apresentação curta na ponta da língua sobre quem você é, quais são suas maiores conquistas e principalmente, quais são os seus objetivos de estudo. Além de um novo colega, você também poderá encontrar um futuro parceiro de trabalho, de estudo e até de negócios!
2 – Oportunidade para aprender novas técnicas e abordagens
Participar do quadro de palestras, mesas redondas e dos cursos de curta duração oferecidos durante os congressos nacionais ou internacionais é a melhor maneira de estudar durante esses eventos. A dica é escolher um tema, uma linha de pesquisa específica para que você possa focar e aprender o máximo possível sobre eles nesta oportunidade única.
A experiência de um congresso científico certamente contribuirá muito com a sua vida acadêmica, por isso, lembre-se de trazer algo para anotar tudo que você for aprender, seja no seu tablet, computador ou até mesmo bloco de notas. Esta é a oportunidade perfeita para conhecer novas técnicas e abordagens utilizadas em todo o mundo.
A maioria destes congressos oferecem certificados que podem contar para as suas horas complementares da residência ou especialização, além do que pode incrementar o seu currículo.
3 – Conhecer novos pontos de vista
Um fator muito positivo de participar de congressos da sua especialidade médica é a possibilidade de ampliar a sua visão sobre técnicas e conhecimentos em anestesiologia.
Por conta do grande volume de especialistas presentes no evento é possível entender outros aspectos e debater sobre eles com pessoas que estarão ao seu lado, ampliando ainda mais o seu horizonte profissional diante da diversidade de experiências e opiniões.
Por esse motivo, é válido que você faça um estudo preliminar sobre os temas a serem apresentados em plenárias, mesas redondas, meet the professor, sessões de pôsteres, entre outras atividades da programação do congresso, para acompanhar com mais propriedade e, se desejar, poder fazer perguntas mais assertivas sobre os temas em discussão.
Dicas para se preparar para um congresso
Se você já enviou o seu projeto científico para participar do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia, então você já está concorrendo aos prêmios dos três primeiros colocados, que receberão o apoio da União Química para irem, em 2022, ao ASA – Annual Meeting of the American Society of Anesthesiologists(primeiro colocado), Euroanaesthesia (segundo colocado) e ao CBA – Congresso Brasileiro de Anestesiologia (terceiro colocado).
E para te ajudar a se preparar e já se imaginar em um desses eventos, nós separamos algumas dicas simples para você:
- Inscreva-se e envie seu projeto para o Prêmio União Química
- Conheça o currículo dos palestrantes das atividades que pretende participar
- Prepare seu discurso pessoal e, se possível, leve cartões de visita (impresso ou digital)
- Vista-se de forma confortável, mas adequada
- Demonstre interesse nas palestras e faça perguntas aos speakers, geralmente isso é possível após o final das apresentações, e não se acanhe, eles costumam ser muito receptivos
- Utilize as redes sociais para marcar palestrantes e fazer check-in no local do evento
- Aproveite cada minuto!