Recentemente, a União Química Hospitalar participou do COPA 2022, Congresso Paulista de Anestesiologia, com um tema essencial atualmente: a necessidade do cuidado humanizado com o anestesiologista e com o paciente.
O conceito de humanização tem ganhado espaço em diversos setores, inclusive na saúde. E é a partir dele que entra o cuidado humanizado, que tem como principal proposta oferecer para os profissionais acolhimento e jornadas de trabalho mais equilibradas, afinal, anestesiologistas sofrem com uma grande pressão psicológica no dia a dia, algo que infelizmente é natural nessa atuação, mas que deve ser cuidado e observado pela equipe e também por seus superiores, que devem oferecer apoio e corroborar para a saúde física e mental deste profissional.
Além do acolhimento com o anestesiologista, o cuidado humanizado incentiva também a relação entre o médico e paciente – focando em um atendimento que gera conexão entre os dois e ajuda a esclarecer dúvidas do paciente sobre o procedimento que será realizado e a acalmar seus medos e anseios em relação à anestesia.
Apesar de este tema estar em em alta, sabemos que são poucas as iniciativas dentro dos hospitais para colocar em prática o cuidado humanizado, isso geralmente acontece pela falta de aprofundamento no assunto por meio dos gestores e também pelo medo de se arriscar nessa tendência e gerar perdas no rendimento dos profissionais, da equipe e consequentemente, do hospital.
Ter receio de inovar com essa tendência é algo extremamente normal, porém gestores e hospitais que já apostaram nessa proposta, nos mostram que ela é um sucesso e ao invés de causar perdas de produtividade, aumenta o rendimento dos profissionais e melhora a conexão médico-paciente.
Pensando na relevância deste assunto, separamos alguns pontos importantes sobre cuidado humanizado. Continue a leitura!
Leia também: Por que a atualização médica em Anestesiologia é tão importante e como fazê-la?
Qual a importância do cuidado humanizado?
O cuidado humanizado propõe para os hospitais e gestores práticas e estratégias que melhoram a qualidade de vida de todos os envolvidos, como jornadas de trabalho mais equilibradas – o que é de suma importância para os anestesiologistas, que geralmente trabalham por muitas horas seguidas – resultando em estresse, ansiedade e cansaço físico e mental, o que interfere diretamente em procedimentos seguros e eficientes.
O ponto que queremos salientar, é que o acolhimento e cuidado com os profissionais favorece não só o anestesiologista, como também os pacientes, que terão um atendimento mais empático e solidário, com um profissional mais atento, comunicativo e com a escuta ativa, contribuindo para a construção da relação médico-paciente e para a legitimação do sistema de saúde.
Benefícios do cuidado humanizado para a área de Anestesiologia
- Motivação: incentivar o autocuidado e o bem-estar físico e mental do profissional é a chave para ter anestesiologistas motivados e totalmente focados na rotina de trabalho;
- Melhora no atendimento com o paciente: profissionais que têm um equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, são mais empáticos e acolhedores, o que resulta na criação de conexão e tranquiliza o paciente para o procedimento;
- Qualidade de vida: o cuidado humanizado é capaz de mudar completamente a vida de um profissional, que terá uma jornada de trabalho equilibrada e apoio psicológico da equipe e dos seus superiores – melhorando sua qualidade de vida dentro e fora do hospital.
Leia também: Redes sociais para os médicos: conheça as boas práticas
Resumindo
O cuidado humanizado é uma tendência que veio para ficar e que beneficia todos os envolvidos, corroborando para uma cultura que preza pelo bem-estar, acolhimento, conforto, comunicação assertiva e escuta qualificada.
Podemos dizer que, a humanização contribui para uma boa imagem das instituições de saúde e de seus gestores. Além disso, é um grande diferencial competitivo, afinal, anestesiologistas e pacientes sempre vão se sentir mais confortáveis em ambientes que são acolhedores, empáticos e solidários.
Gostou do conteúdo deste artigo? Então acesse o link e fique por dentro de todos os assuntos sobre Anestesiologia.