O período de inscrições para o Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia terminou em agosto. Lançado em março de 2021, o Prêmio recebeu o apoio da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e tem como intuito incentivar os residentes e médicos em especialização e fomentar o desenvolvimento desses jovens médicos à iniciação em pesquisa científica na anestesiologia.
Residentes e médicos em especialização do Brasil inteiro enviaram seus projetos para participar de uma das três trilhas: impacto em desfechos pós-operatórios, qualidade e segurança, e utilização de fármacos. Do total, 60% das pesquisas científicas recebidas vieram de alunos da especialização em anestesiologia oferecida pela SBA e 40% de acadêmicos dos serviços de residência de anestesiologia do Ministério da Educação (MEC).
Leia também: ASA, EuroAnaesthesia e CBA: saiba como aproveitar ao máximo os grandes congressos de Anestesiologia
Durante sua participação no podcast do Prêmio União Química o Dr. Marcos Albuquerque, médico anestesiologista, diretor vice-presidente da SBA e responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento do Hospital da Universidade Federal de Sergipe, para compartilhar a experiência dele como pesquisador, contou que começou a construir sua carreira acadêmica durante o período de residência. “Eu tive a chance de continuar esse olhar para a pesquisa, pois é muito interessante, é algo que norteia as nossas vidas e permite que tenhamos o olhar para balizar nossas condutas”, disse o Dr. Albuquerque.
Veja outros números estatísticos das inscrições
Acadêmicos de todas as regiões do país se dedicaram para produzir os seus projetos científicos e 80% dos trabalhos vieram do sul e sudeste. Das pesquisas inscritas no prêmio, 60% são de mulheres, o que mostra a presença do colegiado feminino nesta especialidade, que até pouco tempo atrás era majoritariamente masculina.
A trilha que mais recebeu estudos aceitos no prêmio foi “Impacto em desfechos pós-operatórios”, que representa aproximadamente 57% dos projetos enviados. De todos os participantes, 47% cursam o 3º ano de residência/especialização, enquanto 33% são do 2º ano e 20% são calouros.
Após a fase 1 de avaliação dos estudos inscritos, serão divulgados os 5 finalistas, no mês de outubro deste ano de 2021, nas redes sociais e no site oficial do Prêmio. E depois da fase 2, etapa de defesa oral do trabalho de cada um desses finalistas e avaliação da comissão julgadora, será divulgado quem são os 3 vencedores a serem contemplados com a premiação descrita no regulamento, que consiste na participação, em 2022, nos grandes congressos da anestesiologia mundial.