Agora que as inscrições para a 2ª edição do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia estão encerradas, é possível fazer um panorama do perfil dos inscritos. Qual a região com mais inscritos? A maioria é composta por candidatos homens ou mulheres? Para saber tudo isso, leia este artigo e conheça mais sobre as estatísticas das inscrições desta edição do Prêmio União Química.
O primeiro cenário que podemos ver sobre as inscrições mostra um recorte geral que divide as inscrições nas Categorias 1 “Projeto” e 2 “Pesquisa concluída”. Dos 100% de inscritos, 29% foram na Categoria 1 e 71% na Categoria 2. E num segundo momento deste artigo vamos analisar os dados de cada Categoria.
A primeira informação interessante desse quadro mais amplo é perceber uma mudança no perfil dos candidatos. Ao contrário da edição de 2021, neste ano a maioria dos inscritos no Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia é formada por homens, 68%. Ano passado, essa maioria era composta por mulheres, que agora somam 32%.
Também é possível ter acesso à região de onde são os inscritos e estamos muito felizes em anunciar que temos representantes de todo o Brasil.
Do total de inscrições, 41% são do Sudeste, em seguida, temos 35% do Nordeste, o Sul aparece em terceiro lugar, com 18%. Empatados na última posição temos Centro Oeste e Norte, com 3% dos candidatos.
Outro dado sobre as inscrições diz respeito aos Serviços de Anestesiologia aos quais elas estão vinculadas. Nesse caso, temos 76% dos inscritos provenientes de Serviços ligados à SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) e 24% vindos de Serviços vinculados ao MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Para fechar a leitura geral dos dados, temos que 26% das inscrições foram feitas no Tema 1: “Qualidade, sustentabilidade e segurança do paciente”. A maioria dos inscritos, 41%, optou pelo Tema 2: “Técnicas Anestésicas” e 32% das inscrições foram feitas no Tema 3: “Desfecho pós-operatório”.
Depois desse sobrevoo mais amplo, podemos nos deter agora em cada uma das duas categorias. Na Categoria 1 “Projeto”, que é restrita aos médicos em especialização e residentes do primeiro ano, contamos com 60% dos inscritos homens e 40% mulheres.
A maioria dessas inscrições, 40%, é proveniente do Nordeste, 30% do Sudeste, e 10% do Norte, do Centro Oeste e do Sul. Ainda sobre a Categoria 1, temos que 80% das inscrições são de Serviços de Anestesiologia ligados à SBA, sendo os outros 20% ao MEC. Dessa Categoria, 20% dos inscritos escolheram o Tema 1, 40% escolheram o Tema 2 e os outros 40% optaram pelo Tema 3.
Já na Categoria 2 “Pesquisa concluída”, temos uma diferença ainda maior entre os gêneros: 71% das inscrições foram feitas por homens, contra 29% por mulheres. A maioria das inscrições, 46%, é proveniente do Sudeste, 33% do Nordeste e 21% do Sul. Nessa Categoria não foram registradas inscrições das demais regiões do país.
Quando observamos a divisão por Temas, vemos que 29% escolheram o Tema 1, 42% elegeram o Tema 2 e outros 29% preferiram o Tema 3. Nessa Categoria também temos mais uma divisão de inscritos: podemos observar os dados sobre os tipos de estudos. Contamos com a maioria das inscrições feitas sobre Estudos Clínicos, 79%. Os Relatos de Caso somam 13% e a Revisão Sistemática representa 8%.
Lembramos que a Fase 1 de avaliação de projetos e pesquisas, é eliminatória. Os candidatos com as 3 maiores médias de avaliação entre todos os inscritos na Categoria 1 irão avançar para a próxima fase. Na Categoria 2, as inscrições que avançarão para a próxima fase serão aquelas que conseguirem as 5 maiores médias de avaliação.
A Fase 2 é classificatória e os candidatos serão avaliados em uma apresentação oral, a ser feita para uma comissão de especialistas, no dia do encerramento e premiação. Os candidatos que forem classificados para a segunda fase serão avisados por e-mail. Contudo, vale lembrar que tanto o resultado da primeira quanto da segunda fase serão publicados no site: https://premiouniaoquimica.com.br/ Também é possível acompanhar essas informações por meio das redes sociais do Prêmio União Química.
Agradecemos a participação de todos os inscritos – residentes e médicos em especialização em Anestesiologia. Graças a vocês, a 2ª edição do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia já é um sucesso. Desejamos boa sorte a todos!