Foi concluída a fase 1 de avaliação dos estudos inscritos na primeira edição do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia para residentes e médicos em especialização. Uma realização da União Química que contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).
E estes são os 5 finalistas que participarão da fase 2 e concorrerão à premiação!
Bárbara Helena Monteiro, médica em especialização do 3º ano (SBA), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela inscreveu o estudo na trilha 3 (impacto em desfechos pós-operatórios), com o título: “Manejo anestésico em paciente submetido a transplante pulmonar bilateral como tratamento de falência respiratória refratária por COVID-19: série de casos”.
Fernanda Pincelli Teixeira, médica em especialização do 3º ano (SBA), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela inscreveu o estudo na trilha 2 (qualidade e segurança), com o título: “Sustentabilidade ambiental e reciclagem em Anestesiologia: um survey nacional”.
Jéssica Gastaldon Lima, residente do 3º ano (MEC), do Hospital Homero de Miranda Gomes, em São José, Santa Catarina. Ela optou pela trilha 3 (impacto em desfechos pós-operatórios), com o título “Relato de caso: anestesia em cirurgia de correção endovascular de coarctação de aorta descendente (aortoplastia com balão) com diagnóstico de hemotórax transcirúrgico em lactente”.
Louise Piva Penteado, médica em especialização do 2º ano (SBA), do CET-SANE, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ela seguiu a trilha 2 (qualidade e segurança) com o título: “Sustentabilidade e anestesia inalatória: desenvolvendo nossa responsabilidade ambiental”.
Lucas Ferreira Gomes Pereira, médico em especialização do 2º ano (SBA), do CET Centro Médico de Campinas, em São Paulo. Ele optou pela trilha 1 (utilização de fármacos), com o título: “Infusão intraperitoneal de anestésicos locais em cirurgias bariátricas para redução da dor no pós-operatório imediato: uma revisão sistemática e metanálise”.
A União Química e a SBA parabenizam todos os inscritos e, especialmente, os 5 finalistas por todo o esforço empregado no desenvolvimento dos estudos científicos.
Leia também: Brasileiros relevantes no cenário da pesquisa mundial na área da saúde
Como foi realizada a seleção dos finalistas?
O Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia teve como tema central a medicina perioperatória e os participantes puderam inscrever seus trabalhos em uma das três trilhas:
- Utilização de fármacos;
- Qualidade e segurança;
- Impacto em desfechos pós-operatórios.
Na fase 1 de avaliação, uma comissão técnica de profissionais da área de anestesiologia julgou todos os estudos inscritos. Para análise foi considerada uma série de critérios como coerência e consistência entre objetivos e conclusões, originalidade, relevância, entre outros constantes no regulamento no Prêmio. E foram classificados para a fase 2 de avaliação os autores dos 5 trabalhos que obtiveram a maior média de notas entre todos os critérios.
Próxima fase
Na fase 2, os 5 finalistas farão uma apresentação oral de seus trabalhos, pela qual serão novamente avaliados com base em critérios específicos. Os 3 vencedores serão aqueles cujos trabalhos obtiverem a maior média de notas entre as duas fases de avaliação.
O primeiro lugar receberá apoio para participar do Congresso Americano de Anestesiologia (ASA), em New Orleans, Estados Unidos; o segundo colocado irá ao Euroanaesthesia, em Milão, Itália; e o terceiro ao Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), no Rio de Janeiro, Brasil, todos em 2022.
A fase de 2 e a premiação acontecerão em evento presencial em novembro de 2021.
Para quem participou neste ano e não foi selecionado, para aqueles que não conseguiram se inscrever a tempo ou ainda quem gostaria de ter a oportunidade de desenvolver um estudo, acompanhe o Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia nas redes sociais e no site oficial do prêmio e participe da próxima edição!
Agradecimento aos participantes
Agradecemos a participação de todos que dedicaram seu tempo e esforços no desenvolvimento de pesquisa para participar do Prêmio União Química. Foram inscritos diversos estudos de muita qualidade, desenvolvidos por residentes e médicos em especialização engajados em construir uma carreira de sucesso e contribuir de forma ativa no desenvolvimento da Anestesiologia no Brasil.
Leia também: A importância da pesquisa científica no Brasil