De acordo com o regulamento do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia é necessário definir qual a trilha temática irá escolher para seguir no desenvolvimento do projeto científico que pretende inscrever para concorrer ao Prêmio.
Para ajudar você nesta etapa, este artigo discorre sobre o tema central e cada uma das trilhas que você poderá optar. Por isso, separe o papel e a caneta, anote os seus insights e comece a produzir!
Tema central: medicina perioperatória
A análise de riscos é uma prática comum em diversas profissões. Na área da saúde ela é uma das principais funções da chamada medicina perioperatória. Quando um paciente precisa se submeter a uma intervenção cirúrgica, diversos procedimentos são realizados desde a indicação da cirurgia até a alta médica. E para garantir que tudo ocorra com sucesso, além de exames de risco, exames pré-operatórios, anestesia, cuidados pós-operatórios, também é necessário um estudo das técnicas de anestesiologia mais adequadas para cada caso.
A medicina perioperatória garante que um protocolo de acompanhamento dos procedimentos e de gestão do centro cirúrgico seja cumprido antes de qualquer cirurgia, minimizando os riscos de intercorrências durante ou pós-operação.
Para um residente ou médico em especialização, estudar este tema é de suma importância, pois o instiga a pensar nos riscos da anestesia e contribui para sua capacitação no suporte aos cirurgiões, traçando planos de ação e de contingência para cada procedimento, reduzindo a chance de complicações e aumentando a eficiência.
Por este motivo e pela importância que a medicina perioperatória tem para a anestesiologia é que ela foi escolhida como tema central do Prêmio União Química. E dentro desse tema podem ser escolhidas umas das três trilhas a seguir:
Trilha 1: Utilização de fármacos
A primeira trilha do Prêmio União Química aborda a utilização de fármacos nas técnicas de anestesiologia. Para essa categoria, o seu projeto deverá defender uma tese, baseada em uma problemática real do dia a dia dos centros cirúrgicos, no que tange ao uso de anestésicos ou adjuvantes.
Quem optar por essa trilha precisará defender um estudo específico sobre os medicamentos utilizados na medicina perioperatória, seja no pré ou no pós-operatório.
Trilha 2: Qualidade e segurança na anestesiologia
Na trilha número dois, o tema qualidade e segurança deverá ser tratado como foco no seu projeto.
O residente ou médico em especialização que selecionar essa trilha deverá priorizar a demonstração de cuidados na gestão da qualidade e segurança do ato anestésico e descrever o que faz a diferença para a melhoria contínua neste caso, o que pode ser baseado em monitorização e cuidados perioperatórios.
Os trabalhos, exclusivamente dessa trilha, poderão conter experiências comprovadas exitosas para a promoção da qualidade e da segurança do ato anestésico-cirúrgico.
Leia também: A importância da pesquisa científica no Brasil
Trilha 3: Impacto em desfechos pós-operatórios
A trilha número três deverá priorizar o impacto da anestesia nos desfechos pós-operatórios, tais como náuseas, vômitos, dor, alterações cognitivas, entre outros.
Para este estudo científico, o residente ou médico em especialização em anestesiologia poderá descrever técnicas ou a utilização de fármacos para a atenuação ou a eliminação dos desfechos pós-operatórios negativos, bem como inscrever trabalhos que demonstrem outros resultados positivos para esses desfechos.
Fique de olho nos pré-requisitos e comece o seu estudo!
Os estudos para concorrer ao Prêmio União Química precisam ser necessariamente originais, de natureza clínica ou experimental, não terem sido publicados até o momento da inscrição e terem sido aprovados pelo comitê de ética da instituição e/ou pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
Para conferir o regulamento completo e o cronograma de acontecimentos do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia, clique abaixo: