Durante a jornada de desenvolvimento do seu projeto científico para o Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia você chegou a cogitar utilizar o método de peer review para se destacar? A técnica é bastante conhecida no meio médico e utilizada em projetos científicos, acadêmicos e artigos técnicos – podendo ser uma excelente carta na manga para agregar valor ao seu trabalho.
O Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia já recebeu a inscrição de diversos residentes e médicos em especialização do país que desejam obter o reconhecimento de autor do melhor projeto científico de medicina perioperatória, por isso, não perca tempo e confira como funciona e como aplicá-lo ao seu projeto.
O que é a peer review?
O processo de peer review nada mais é do que uma técnica que submete manuscritos científicos à revisão de um ou mais especialistas no assunto. O método é utilizado por cientistas para validar um objeto de pesquisa, uma tese ou um estudo clínico que possa ter grande relevância para o futuro na medicina.
Em muitos casos esta revisão é realizada por editores-chefes de grandes revistas técnicas, que possuem amplo conhecimento no assunto em questão. Ao analisar o trabalho, o revisor pode trazer inputs para melhorar ainda mais o conteúdo do seu estudo.
De maneira geral, é como ter um profissional orientador que vai te ajudar a construir o seu projeto a quatro mãos, mas só depois que ele estiver pronto. É importante lembrar que se você optar que o seu peer review seja realizado por uma revista especializada, seu projeto não poderá ser publicado nela e em nenhuma outra revista, pois perderá a elegibilidade no Prêmio.
Leia também: Referência bibliográfica: onde buscar e como utilizá-la no seu artigo científico
O que é analisado no processo?
Ao receber o seu artigo para fazer o peer review, o especialista analisa inúmeros pontos importantes que devem ter sido avaliados por você antes mesmo de encaminhar o estudo para a revisão, como:
• Estilo de escrita e quantidade de palavras;
• Referências utilizadas, figuras e tabelas;
• Qualidade e relevância do artigo para a comunidade médica;
• Objeto de estudo e tipo de pesquisa científica utilizada.
Caso você escolha alguém para realizar o seu peer review antes de enviar o seu projeto final para avaliação do Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia, a dica é encaminhar o regulamento do Prêmio juntamente com o seu trabalho. Assim, o revisor terá a chance de avaliar se você está cumprindo com todos os critérios exigidos pelo Prêmio.
Leia também: Conheça New Orleans, a cidade sede do Congresso Americano de Anestesiologia (ASA)
Como o peer review pode te ajudar a se destacar no Prêmio?
Ao levar o seu artigo ou projeto científico para obter uma segunda opinião, você agrega valor ao conteúdo e ele pode ganhar ainda mais relevância no meio científico, uma vez que o trabalho terá recebido insights valiosos de alguém renomado da área.
De forma geral, o peer review pode te ajudar no processo de construção da sua pesquisa e ser uma ferramenta importante para que tudo ocorra como planejou. Você até pode, como agradecimento, inserir no seu projeto o nome do profissional que realizou a revisão, deixando esta informação visível para a banca julgadora do Prêmio – uma excelente tática para transformar o seu estudo memorável e que com certeza te ajudará a receber destaque na primeira fase de avaliações.