Existe um tabu muito grande quando falamos sobre o uso das redes sociais pelos médicos, pois o Manual de Ética da profissão prevê inúmeras regras que devem ser rigorosamente seguidas antes de colocar uma rede social com cunho profissional no ar. Mas engana-se quem pensa que utilizar as redes sociais para se destacar ou promover sua própria clínica é um erro.
A prática é comumente utilizada por médicos de todo o país como forma de educar pacientes e mostrar conhecimento em sua área de atuação. Se bem aplicada, pode se tornar referência de informação para muitas pessoas e profissionais da área, basta que você tenha uma linha editorial muito bem montada e siga os princípios éticos em todas as suas publicações.
No artigo de hoje, o Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia selecionou algumas boas práticas do que fazer nas redes sociais para se destacar, confira:
Por que divulgar o seu conhecimento nas redes sociais?
O uso das redes sociais por você que é médico pode aumentar a sua visibilidade e a interação com o paciente e seus familiares, com a sua equipe de trabalho, e ainda trazer credibilidade profissional e proporcionar mais facilidade de contato com o público em geral, afinal, quem não é visto não é lembrado. E nada melhor que a internet para dar uma ajudinha nisso, não é mesmo?
Ao expor o seu conhecimento sobre diversos temas dentro da sua área de atuação, você pode ganhar reconhecimento e, naturalmente, aumentar sua carteira de pacientes, uma vez que demonstrará experiência no assunto.
O que é muito importante lembrar é que as redes sociais hoje são meios de informação poderosos e tudo o que você postar precisa ser verídico e de grande valia para a sua audiência.
Não adianta ser comercial o tempo todo e não mostrar o seu potencial como médico, essas ferramentas podem ser sua vitrine como profissional e ao mesmo tempo possuem o poder de prejudicar a sua imagem, por isso tenha muita cautela com os assuntos, com quem você fala e quando fala.
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Tipos de conteúdo que podem te ajudar a ganhar autoridade
Um dos tipos mais comuns de conteúdo usados em redes sociais pelos médicos são as famosas “caixinhas de perguntas” do Facebook e do Instagram. Essa ferramenta pode te ajudar a entender as principais dúvidas dos seus seguidores sobre um determinado assunto e são ótimas oportunidades para interagir e ensinar.
Neste caso, prefira utilizar o recurso de vídeo para responder às pessoas que fizerem contato com você, pois a comunicação falada muitas vezes é mais efetiva do que a escrita.
Outro recurso que tem sido muito utilizado pela comunidade médica nas redes sociais são os famosos “reels” do Instagram. A ferramenta de vídeo possui um poder de alcance enorme e pode te ajudar a atingir pessoas interessadas na sua área de atuação.
É possível investir em conteúdos educativos, como orientações sobre “o que perguntar ao seu médico”, “mitos e verdades da doença X”, “primeiros sintomas que devem ser observados para identificar doenças específicas”, entre outros.
Se você preferir o Youtube, crie uma linha editorial mais densa, que traga vídeos mais aprofundados, com foco em aumentar as interações. Essa rede social, além de te ajudar a desenvolver um conteúdo de qualidade, pode ser fonte de pesquisa para outros profissionais da saúde.
Todas as redes sociais têm um propósito e formato de conteúdo específicos, basta que você adapte suas ideias e leve conhecimento sobre saúde e bem-estar para a população.
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Boas práticas do uso das redes sociais pelos médicos
Em todas as publicações realizadas nas suas redes sociais, atente-se à importância de inserir o seu nome completo, sua especialidade e/ou área de atuação registrada no CRM, seu número de inscrição no CFM e o seu número de qualificação de especialista.
Esses dados são primordiais e devem estar em todas as suas publicações, além de constarem como forma de consulta no seu perfil da rede social. Clique aqui e confira o Código de Ética do CFM.
Veja mais algumas dicas sobre redes sociais:
• Não vincule a imagem dos seus pacientes à sua publicidade médica e mantenha os dados deles em sigilo, afinal essas pessoas não optaram pela exposição, por isso respeite esse espaço. Além disso, atentar para as regras da Lei geral de proteção de dados (LGPD) que está em vigor.
• Cuide da sua imagem e reputação: de forma nenhuma distribua diagnósticos, promova tratamentos ou prometa resultados positivos.
• Planeje o seu conteúdo da mesma forma que você planeja a sua rotina. Ter uma agenda de publicações pode te ajudar a evitar o bloqueio criativo e facilitará o uso das redes sociais durante seu dia a dia atribulado.
Independente da rede social que você for utilizar, distribua informações verídicas e cientificamente comprovadas, que combatam as famosas Fake News da medicina, tudo isso com uma linguagem simples e acessível, de fácil compreensão do seu público-alvo. Seja um agente que promove o cuidado com a saúde e com o bem-estar!